Experiência do Cliente: O que NÃO fazer

Entender a experiência do seu cliente é obter bons resultados. Além do cardápio oferecido, o atendimento é essencial para garantira um cliente satisfeito.

Sumário

O atendimento no mercado de alimentos e bebidas sempre foi um diferencial que pode valorizar ou desvalorizar seu empreendimento. Existem novas tendências do mercado de se adequar aos clientes cada vez mais exigentes. Mas não perca a cabeça! O melhor é a prevenção que, no caso, seria em forma de treinamentos e reciclagem, para sempre ter seu time na melhor forma possível.

Utilizando seus produtos e serviços como o Marketing do seu comércio sempre será a melhor forma para aumentar seu ticket médio, seu lucro, e fidelizar seus clientes. Assista a seguir um da Porta dos Fundos que irá te mostra o que NÃO fazer ao tentar reposicionar sua marca ou atendimento:

Agora que você viu o que não fazer, vamos te passar as dicas sobre o que você deveria estar fazendo. É muito importante sempre colocar o cliente no meio da sua prioridade. O seu cardápio, seu atendimento, sua equipe, seu local e sua decoração deve estar toda alinhada para atender o seu público alvo. Então vamos lá, seguem os 5 passos que deveriam seguir para manter seus clientes felizes e seus bolsos cheios:

  • Atraia o público alvo certo! É muito importante que você conheça seu público e que todos seus esforços de divulgação e promoção estejam alinhados para manter seu local bombando.
  • Encante o seu consumidor! Como disse antes, ele tem que estar no meio da sua atenção e das suas prioridades. Crie diferenciais para se destacar da concorrência e levar aquela impulsionada orgânica nas redes sociais.
  • Se relacione com o frequentador! Todos gostam de ser tratados de forma diferenciada, mostrando que você se importa com a opinião e satisfação dele(a) irá te levar muito longe, recomendo você para outros conhecidos e voltando com um sorriso no rosto.
  • Fidelize o cliente! Agora é a hora de sua equipe brilhar e começar a priorizar. Aquele cliente que gosta de atenção, de gastar e que é formador de opinião – ele(a) que está levando a galera – que deve ser o centro de atenção da sua equipe. Mime ele(a) que ele voltará sempre e trará mais gente.
  • Mais importante é otimizar este atendimento e diversificação de mix de produtos e serviços oferecidos para que você esteja tendo resultados tangíveis e rentáveis. Capriche na coleta de dados, informatize seu local e treine sua equipe, que este pequeno investimento fará toda a diferença no médio e longo prazo.

Criamos um infográfico especial para você que explica como este complexo funil funciona na prática. Baixe agora e veja:

Agora que virou mestre de atendimento, lembre de sempre treinar sua equipe, buscar por oportunidades e novidades do mercado, assim você sempre irá encantar e fidelizar seus clientes.

Caso tenha alguma dúvida, por favor comente nos comentários que iremos te ajudar!

Picture of Daniel Silva

Daniel Silva

VP de Finanças e Estratégia da EPOC Tech. Empreendedor experiente com profundo conhecimento nas indústrias de tecnologia, alimentos e bebidas. Especialista em liderança e operações, finanças, estratégia e marketing. Profissional altamente qualificado com MBA em Gestão Estratégica e Financeira pela FGV, Bacharel em Marketing pela ESPM e cursos de Pós-Graduação pela Stanford University.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico

Ferramentas, Planilhas e Guias completos totalmente gratuitos para ajudar seu restaurante a crescer