tablet_tela_de_producao_cozinha_epoc_sitema

Tela de Produção (KDS) ou Impressora de Produção? Eis a questão!

Saiba como escolher qual é a melhor opção para sua equipe e operação

Muitas vezes ficamos em dúvida sobre quais equipamentos escolher, como implementar mudanças nos nossos negócios, e eu cheguei para dizer que isso é completamente normal. Eu até hoje fico em dúvida de qual horário marcar o dentista, se antes ou depois do expediente, imagine você então que está otimizando o seu negócio.

 

Molares à parte, os equipamentos de automação comercial são muitos, e todos têm apenas uma coisa em comum: eles VÃO otimizar o seu negócio. O que eu quero com isso é te informar ao máximo das diferenças entre eles, para que você possa escolher, sem sombra de dúvida, o equipamento mais adequado para a sua operação.

 

Afinal, eu posso saber mais que você quando o assunto é automação comercial mas, sobre o seu negócio, quem entende mesmo é você.

 

Mas voltemos à pergunta:

Tela de Produção ou Impressora de Produção?

Os dois ficam no setor do seu estabelecimento onde a produção dos pedidos acontecem, seja comida ou bebida. As diferenças entre esses equipamentos de automação tem a ver com gastos e manuseio do equipamento.

Por exemplo, a impressora de produção precisa de tinta e papel para funcionar. Todos os pedidos são enviados automaticamente para essas impressoras, então é essencial manter um estoque desses materiais próximo à ela.

 

Toda vez que um pedido for computado no terminal de pedidos ou mobile, ele será impresso na cozinha ou no bar. Isso significa que, para ter uma linha de produção capaz de atender diversos pedidos realizados de maneira simultânea, é necessário ter um sistema de organização fácil e eficiente:

 

  • Fácil para que os seus cozinheiros e barmans não precisem ficar gastando tempo botando os novos pedidos na linha de produção; e

 

  • Eficiente para que todos os pedidos sejam feitos, sem que nenhum seja esquecido, no tempo certo.

 

Com uma lousa e algumas tachinhas você consegue botar os pedidos por ordem de chegada, e tirá-los no momento que os pratos forem feitos. Assim, nenhum pedido vai ser feito duas vezes!

 

Mas, se você quiser realmente cortar gastos, a tela de produção é ideal para o seu negócio. Ela não precisa de um estoque de tinta e papel e, por mais baratos que eles sejam, é um gasto pequeno que se amontoa com o passar do tempo. No momento que você escolhe o lugar para a tela de produção, ela ficará lá para todo o sempre, ou até você precisar atualizá-la.

As telas de produção precisam de um lugar que seja de fácil visualização para todos, e que não fique no meio de onde os alimentos e bebidas forem preparados. Isso porque, quando um funcionário for verificar os novos pedidos, ele não pode ficar no caminho do outro que está terminando de preparar a refeição dos clientes do estabelecimento.

 

Os dois equipamentos de automação comercial precisam de uma fonte de energia e conexão à rede, para poder receber os pedidos de maneira integrada. Assim, mesmo jogando fora os papéis dos pedidos com as informações do que foi pedido, e de quando isso foi pedido, esses dados ainda ficarão guardados no sistema. Sem contar que, se o seu software de automação comercial for completo, ele conseguirá mostrar esses dados para você em relatórios automáticos.

 

Para ter segurança durante as operações, é recomendado comprar um equipamento No-Break. Esse dispositivo faz com que, mesmo com curtos circuitos e problemas elétricos, os equipamentos não queimem e continuem funcionando sem desligar, independente das flutuações de energia. Para telas de produção esse dispositivo é muito importante, porque se houver curto circuito, o equipamento pode ser comprometido.

 

Em outras palavras, se der um curto na eletricidade do seu estabelecimento e o equipamento queimar, você vai precisar pedir outro.

 

Não deixe de instalar o dispositivo No-Break se você optar por telas de produção. Trocar o equipamento envolve fazer o pedido junto ao fornecedor, enviar o equipamento para a empresa da qual você contratou o sistema, e esperar até que eles instalem o sistema novamente nela. Depois, você ainda vai precisar receber o equipamento e instalá-lo onde o outro ficava.

 

É um trabalho de dois a três dias, mas, para um restaurante lotado, dois a três é muito tempo para gastar perdendo dinheiro, com atendimento mais lento do que aquele que os seus clientes estão acostumados. Um estabelecimento comercial só consegue se manter com uma oferta de valor constante. Com um problema dessas no meio de um dos processos essenciais para o seu negócio, fica difícil assegurar o mesmo nível e qualidade de atendimento com o qual os seus clientes estão acostumados.

Conclusão

 

Lembrando que os dois equipamentos de automação precisam de um No-Break para se protegerem dos curtos, as diferenças entre eles podem ser resumidas à mobilidade. A impressora de produção pode ser mudada de lugar facilmente, precisando apenas de uma superfície próxima aos pontos de rede e eletricidade.

Como a tela de produção costuma ser fixada em um lugar de fácil visualização, mudar ela de lugar pode ser mais complicado. Comprar um suporte para segurar a tela em pé, mesmo em cima do balcão, é uma solução, mas você vai acabar perdendo em questão de segurança. Em lugares tão acelerados quanto a cozinha, esbarrar nos equipamentos é uma possibilidade.

Procure escolher uma região segura para instalar os equipamentos. Nunca deixe eles muito próximos à borda da mesa ou balcão, e sim do lado da parede. Assim, se você escolher:

 

 

 

Ou, se você quiser, pode baixar o nosso catálogo com todos os equipamentos de automação comercial, com descrição dos aspectos técnicos e os pontos mais importantes de cada um. A gente pesquisou os diferenciais deles para os nossos clientes, e redigiu um guia que você pode baixar no botão acima.

Paulo Gregorin
Paulo Gregorin

Estrategista de Marketing Inbound e criador de conteúdo para OZ Technology, formado em Comunicação Social e especializado em Inovação Tecnológica pela universidade de Stanford. Geek nato incorporado em um amante da cultura, informação e artes em todas as suas formas, acredito na proliferação de boas idéias através da comunicação.