leitor_de_codigo_de_barras_para_controle_de_estoque_integrado_em_sistemas_de_automacao_comercial

Equipamentos de Automação Comercial: Leitor de Código de Barras

Os equipamentos necessários para automatizar o seu negócio dependem da estrutura operacional dele. Para um bar, restaurante, ou casa noturna, a necessidade de alguns equipamentos acaba diminuindo, enquanto a de outros aumenta.

 

Se o seu negócio for um bar ou casa noturna que vive lotado, pode ser que instalar totens acabe cortando os custos fixos de ter mais funcionários atendendo os clientes e fechando as contas.

 

Para restaurantes, equipamentos de automação comercial voltados ao atendimento ao cliente são mais comuns! Por exemplo, telas de produção, terminais de atendimento, e o sistema de pagamentos TEF são encontrados em diversos estabelecimentos.

 

Como esses equipamentos de automação comercial já existem há um tempo, a tecnologia já barateou muito. Eles são para o negócio o que um painel solar é para uma casa. Mesmo precisando ter um investimento inicial separado para cobrir o custo do equipamento, a economia e acesso à informação ao longo dos meses acaba valendo a pena.

 

Mas, agora que já estamos na mesma página, vou mostrar para vocês alguns desses equipamentos de automação comercial. Cada semana eu vou trazer um equipamento diferente, então fiquem atentos!

equipamentos de automacao comercial para otimizacao de processos como leitor de barras para controle de estoque

Leitor de Código de Barras

 

O leitor de código de barras é utilizado na leitura de cartões (comandas) de consumo, como também códigos de barras de fornecedores. Na questão do atendimento, o processo que esse equipamento otimiza é identificar qual cartão está sendo usado para realizar o pedido. Assim, ao invés de ficar digitando os número de identificação do cartão no teclado, basta com botar o código de barras embaixo do leitor para que o sistema reconheça a comanda que está sendo usada.

 

No caso do controle de estoque, é necessário que os fornecedores tenham um certificado digital para que essa otimização funcione. Com ela, esse equipamento de automação atualiza o estoque com os itens que foram enviados ao seu estabelecimento ao ler o código de barras do pedido. Hoje em dia, com as tecnologias presentes muitos pedidos e processos que antes precisavam de motoboys, cartórios, entre outros acabaram sendo automatizados.

 

Para saber mais sobre certificados digitais, leia o nosso artigo clicando aqui!

 

Se o fornecedor possuir um certificado digital, ele consegue cadastrar e registrar online os itens que foram enviados à você. Assim, ao usar o leitor de código de barras, todos os itens que foram cadastrados serão lidos pelo sistema, e automaticamente acrescentadas ao controle de estoque.

 

Para os estabelecimento que optarem por comandas individuais para otimizar o atendimento, é necessário pensar sobre a necessidade de leitores de código de barras. É um custo baixo para quem já investiu no resto da automação do estabelecimento.

 

Em filas de caixa lotadas, tanto para sair quanto para entrar, alguns segundos valem muito.

Paulo Gregorin
Paulo Gregorin

Estrategista de Marketing Inbound e criador de conteúdo para OZ Technology, formado em Comunicação Social e especializado em Inovação Tecnológica pela universidade de Stanford. Geek nato incorporado em um amante da cultura, informação e artes em todas as suas formas, acredito na proliferação de boas idéias através da comunicação.