painel_numerico_eletronico_para_estruturas_otimizadas

Equipamentos de Automação Comercial: Painel Numérico Eletrônico

Os equipamentos necessários para automatizar o seu negócio dependem da estrutura operacional dele. Para um bar, restaurante, ou casa noturna, a necessidade de alguns equipamentos acaba diminuindo, enquanto a de outros aumenta.

 

Se o seu negócio for um bar ou casa noturna que vive lotado, pode ser que instalar totens acabe cortando os custos fixos de ter mais funcionários atendendo os clientes e fechando as contas.

 

Para restaurantes, equipamentos de automação comercial voltados ao atendimento ao cliente são mais comuns! Por exemplo, telas de produção, terminais de atendimento, e o sistema de pagamentos TEF são encontrados em diversos estabelecimentos.

 

Como esses equipamentos de automação comercial já existem há um tempo, a tecnologia já barateou muito. Eles são para o negócio o que um painel solar é para uma casa. Mesmo precisando ter um investimento inicial separado para cobrir o custo do equipamento, a economia e acesso à informação ao longo dos meses acaba valendo a pena.

 

Mas, agora que já estamos na mesma página, vou mostrar pra vocês alguns desses equipamentos de automação comercial. Cada semana eu vou trazer um equipamento diferente, então fiquem atentos!


Se cadastre na nossa newsletter para ficar por dentro das novidades, assim que elas saírem!

painel numerico eletronico como solucao para enrijecimento da fiscalizacao com equipamentos de automacao comercial

Painel Numérico Eletrônico

 

O painel numérico digital costuma ser utilizado em restaurantes com alta rotatividade (em praças de alimentação, por exemplo), comércios e estruturas comerciais com uma quantidade elevada de clientes. Normalmente elas são usadas junto com uma senha, na parte de açougue e panificadora dos supermercados, na retirada de comida – especialmente em foodtrucks – e restaurantes otimizados com equipes pequenas.

 

Em outras palavras, o painel numérico digital ajuda a evitar filas gigantescas, por manter a ordem enquanto assegura o conforto e liberdade de movimento da clientela.

 

O painel numérico ajuda a manter a ordem, sem necessariamente incorrer em maiores gastos. Ao invés de contratar mais um funcionário para fazer a recepção dos consumidores, anotando nomes e telefones para então direcioná-los às mesas quando estas estiverem liberadas, painéis numéricos providenciam maior liberdade de movimento e independência ao consumidor. Com a senha em mãos e o painel em lugares de fácil visualização, os clientes podem optar por consumirem entradas e bebidas enquanto esperam, anotando os pedidos em uma conta de acordo com a senha.

 

No entanto, esses painéis numéricos são comumente utilizados em estabelecimentos que não possuem serviço de mesa, voltados para a alimentação. Essa prática facilita o negócio dinâmico com equipe enxuta, utilizando todos os recursos humanos no atendimento e confecção dos pedidos dos respectivos clientes. Nesses estabelecimentos, a oferta de valor está voltada completamente para o produto, não precisando desenvolver uma estrutura que acomoda o cliente, e sim o contrário.

 

A idéia é poder entregar a maior quantidade de produtos e serviços possíveis para os consumidores, sem perder tempo limpando mesas, talheres, ou entregando os pedidos nas mesas dos respectivos consumidores.

 

Com o enrijecimento da fiscalização em casas noturnas e locais fechados com alta rotatividade (casas de shows e eventos), é necessário instalar painéis numéricos para poder manter o controle dos clientes que adentram o estabelecimento. Como essa lei foi homologada recentemente, ainda não há grande conhecimento dessa necessidade operacional. No entanto, como visto nas reclamações de diversos sites voltados à isso, esse problema (o de superlotação) acaba com a experiência dos consumidores.

Com sistemas de automação comercial robustos, é possível manter o controle da quantidade de pessoas dentro do estabelecimento de maneira automatizada. No momento que o cadastro é feito e o cliente entra, o painel é atualizado automaticamente; ao pagar a conta e sair do estabelecimento, o número no painel numérico também diminui!

 

Assim, nenhum outro esforço além da instalação do mesmo na entrada seria necessário, representando um custo mínimo para adequação da nova lei para o mercado de casas noturnas e casas de show.

 

Paulo Gregorin
Paulo Gregorin

Estrategista de Marketing Inbound e criador de conteúdo para OZ Technology, formado em Comunicação Social e especializado em Inovação Tecnológica pela universidade de Stanford. Geek nato incorporado em um amante da cultura, informação e artes em todas as suas formas, acredito na proliferação de boas idéias através da comunicação.