terminal de pedidos para restaurantes e outros equipamentos de automação comercial para restaurantes

Equipamentos de Automação Comercial: Terminal de Pedidos

Os equipamentos necessários para automatizar o seu negócio dependem da estrutura operacional dele. Para um bar, restaurante, ou casa noturna, a necessidade de alguns equipamentos acaba diminuindo, enquanto a de outros aumenta.

 

Se o seu negócio for um bar ou casa noturna que vive lotado, pode ser que instalar totens acabe cortando os custos fixos de ter mais funcionários atendendo os clientes e fechando as contas.

 

Para restaurantes, equipamentos de automação comercial voltados ao atendimento ao cliente são mais comuns! Por exemplo, telas de produção, terminais de atendimento, e o sistema de pagamentos TEF são encontrados em diversos estabelecimentos.

 

Como esses equipamentos de automação comercial já existem há um tempo, a tecnologia já barateou muito. Eles são para o negócio o que um painel solar é para uma casa. Mesmo precisando ter um investimento inicial separado para cobrir o custo do equipamento, a economia e acesso à informação ao longo dos meses acaba valendo a pena.

 

Mas, agora que já estamos na mesma página, vou mostrar pra vocês alguns desses equipamentos de automação comercial. Cada semana eu vou trazer um equipamento diferente, então fiquem atentos!


Se cadastre na nossa newsletter para ficar por dentro das novidades, assim que elas saírem!

equipamentos de automação comercial para restaurante, como terminal ou terminais de atendimento para otimizar o processo de atendimento do cliente

Terminal de Pedidos

 

O terminal de pedidos é uma estação fixa que fica no salão do seu estabelecimento, na área destinada ao atendimento ao cliente. Essa estação é usada pelos seus garçons e atendentes para tomar os pedidos dos clientes, enviando automaticamente as informações para os terminais de produção na cozinha e bar para produção.

 

Os terminais de pedidos normalmente ficam espalhadas pelo restaurante com uma distância igual entre elas. Da mesma maneira que os funcionários são separados por área de atendimento, o terminal de pedidos é separado por áreas atendidas.

 

Para restaurantes, os terminais de pedidos são postos em entre as áreas dos atendentes, para que 3 funcionários – garçons e atendentes – possam usar o mesmo terminal sem precisar percorrer grandes distâncias. Isso ajuda na organização e na redução de custos com infraestrutura e hardware, sem comprometer a qualidade do atendimento.

 

A vantagem dessas estações é a confiança que elas providenciam. Essas telas, para serem usadas, precisam ser conectadas diretamente à rede e energia. Assim, é impossível que elas fiquem sem bateria (a não ser que a energia acabe), ou sem conexão.

 

É comum encontrar terminais de pedidos com algum tipo de proteção para a tela, por causa do tipo de manuseio. Como cada terminal é usada por mais de um funcionário (para terminais de pedidos, normalmente se considera 3 funcionários por tela), existe o risco da gordura e sujeira das mãos grudar na tela, dificultando a seleção dos produtos. Por isso, é recomendado comprar algum tipo de proteção para o equipamento, nem que seja uma capa de magipak (plástico).

 

É possível integrar o terminal de pedidos com leitores biométricos. Leitores biométricos são equipamentos que usam a biometria (a digital, por exemplo) para reconhecer qual funcionário anotou, cancelou ou estornou cada pedido. Assim, os relatórios de performance acabam sendo fiéis à realidade e seguros ao ponto de saber qual funcionário atendeu mais mesas, obteve o maior lucro ou exatamente o contrário.

 

Paulo Gregorin
Paulo Gregorin

Estrategista de Marketing Inbound e criador de conteúdo para OZ Technology, formado em Comunicação Social e especializado em Inovação Tecnológica pela universidade de Stanford. Geek nato incorporado em um amante da cultura, informação e artes em todas as suas formas, acredito na proliferação de boas idéias através da comunicação.