equipamento de automacao comercial para otimizar a operacao como totem de autoatendimento

Equipamentos de Automação Comercial: Totem de Autoatendimento

Os equipamentos necessários para automatizar o seu negócio dependem da estrutura operacional dele. Para um bar, restaurante, ou casa noturna, a necessidade de alguns equipamentos acaba diminuindo, enquanto a de outros aumenta.

 

Se o seu negócio for um bar ou casa noturna que vive lotado, pode ser que instalar totens acabe cortando os custos fixos de ter mais funcionários atendendo os clientes e fechando as contas.

 

Para restaurantes, equipamentos de automação comercial voltados ao atendimento ao cliente são mais comuns! Por exemplo, telas de produção, terminais de atendimento, e o sistema de pagamentos TEF são encontrados em diversos estabelecimentos.

 

Como esses equipamentos de automação comercial já existem há um tempo, a tecnologia já barateou muito. Eles são para o negócio o que um painel solar é para uma casa. Mesmo precisando ter um investimento inicial separado para cobrir o custo do equipamento, a economia e acesso à informação ao longo dos meses acaba valendo a pena.

 

Mas, agora que já estamos na mesma página, vou mostrar para vocês alguns desses equipamentos de automação comercial. Cada semana eu vou trazer um equipamento diferente, então fiquem atentos!

totem de autoatendimento para otimizar a operacao do negocio alem de outros equipamentos de automacao comercial

Totem de Autoatendimento

 

O totem de autoatendimento é uma estação fixa que pode ficar onde você quiser na sua operação. Eles podem ser usados para automatizar os pedidos dos clientes, fechar contas, ou até mesmo oferecer uma opção de entretenimento.

 

Em muitos lugares eles já foram usados para pedir músicas (no caso de estabelecimentos que possuam comandas individuais, para assim cobrar, mesmo que um valor mínimo, pelo pedido).

 

A vantagem desse equipamento de automação comercial é a liberdade e independência que você providencia para os seus clientes. Muitas vezes, oferecer opções e alternativas acaba fazendo com que eles vejam o seu negócio de forma positiva, escolhendo a melhor que se encaixa para o tipo de consumo de cada um.

 

No caso do totens, além de serem uma alternativa às filas do caixa, eles também são uma maneira de economizar no longo prazo. Às vezes é necessário ensinar os clientes como usar eles, mas com adesivos no próprio totem esse problema acaba sendo solucionado facilmente.

 

Esses equipamentos costumam usar a tecnologia TEF para otimizar o atendimento, fazendo o estabelecimento cadastrar as diferentes adquirentes que usa para cada bandeira, e as taxas que ele paga por transação de acordo com o banco. Por causa dessa etapa de configuração, o sistema acaba assegurando que as taxas estejam sendo retidas corretamente pelas adquirentes. A margem de lucro, por outro lado, acaba sendo sempre a maior, pelo sistema passar o cartão sempre pela adquirente com as menores taxas para a bandeira dele.

 

 

Sem contar que, além de oferecer outras opções para os seus consumidores, esse equipamento consegue trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana – quando ligado à uma fonte de energia e rede interna.

 

 

Paulo Gregorin
Paulo Gregorin

Estrategista de Marketing Inbound e criador de conteúdo para OZ Technology, formado em Comunicação Social e especializado em Inovação Tecnológica pela universidade de Stanford. Geek nato incorporado em um amante da cultura, informação e artes em todas as suas formas, acredito na proliferação de boas idéias através da comunicação.