Sell_Used_POS_Equipment

Glossário de um Sistema Automação Comercial

Todos os termos do mercado de software e sistemas de automação comercial

Alguns dos termos e expressões mais comuns utilizados por empresas e técnicos de hardware (equipamentos), software (sistemas) e infraestrutura (cabeamento e redes). Segue um glossário para você nunca se perder no nosso blog:

Acesso remoto: habilidade de conexão mediante uma rede à distância, a fim de proporcionar suporte.

 

Backlog: lista de pedidos de mudanças ou atualizações dos clientes, ainda não atendida; pedido pendente.

 

Bar code: código de barras.

 

Bluetooth: tecnologia de comunicação sem fio a curta distância.

 

Cartão inteligente (smart card): cartão plástico com um chip que armazena informações de forma criptografada.

 

Changelog: lista de mudanças e atualizações feitas na nova versão do sistema.

 

Code stitching: tecnologia que permite decifrar e reconstruir os códigos de barras danificados ou truncados.

 

Código de barras: série alternativa de barras e espaços representando a informação em código, que pode ser lida por leitores eletrônicos. Destina-se a facilitar e melhorar as entradas de dados em um sistema de computação.

 

Coletor (scanner): equipamento ótico para leitura de códigos de barras.

 

Código de estoque (CE): atribuição de uma numeração para determinado item.

 

Dashboard: também conhecido como Painel de Controle, é a apresentação visual das informações mais importantes e necessárias para alcançar um ou mais objetivos de negócio, consolidadas e ajustadas em uma tela para fácil acompanhamento do seu negócio.

 

Data Warehouse: sistema de computação utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização em bancos de dados. Possibilita a análise de grandes volumes de dados coletados dos sistemas transacionais.

 

EDI (Eletronic Data Interchange ou Intercâmbio Eletrônico de Dados): é a troca de informações padronizadas entre unidades fisicamente separadas de uma mesma empresa ou entre parceiros de uma cadeia de abastecimento, por meio de uma rede de dados. O EDI propicia vantagens como: eliminação de pedidos escritos, transação em tempo real, faturamento automático, entre outras.

 

ERP (Enterprise Resource Planning ou SIGE – Sistemas Integrados de Gestão Empresarial): plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa.

 

FIFO (First In, First Out): sistema de controle de estoques no qual o material que entra primeiro deve ser utilizado primeiro.

 

FTP (File Transfer Protocol): protocolo padrão da Internet usado para transferência de arquivos entre computadores.

 

Gadget / Mobile: dispositivos eletrônicos portáteis como PDAs, celulares, smartphones, leitores de mp3, entre outros.

 

GED: Gerenciamento Eletrônico de Documentos.

 

Gestão à vista: sistema que apresenta as informações necessárias para o gerenciamento por meio de quadros e painéis, de forma a promover a participação de todos no processo de melhoria.

 

Hardware: nome para qualquer peça equipamento, desde computadores, roteadores, até opcionais como pistolas leitoras de códigos de barras, teclados, etc.

 

Infraestrutura: capacidade do local em comportar todos os cabeamentos elétricos e redes (de internet e local).

 

LAN (Local Area Network): rede de computadores limitada a um prédio ou conjunto de prédios de uma empresa.

 

MAN (Metropolitan Area Network): rede com tecnologia de alta velocidade e abrangência metropolitana.

 

NOC (Network Operations Center): centro administrativo e técnico responsável por gerenciar os aspectos operacionais da rede, tais como controle de acesso roteamento, etc.

 

OCR: Reconhecimento Óptico de Caracteres.

 

Realidade virtual: simulação em computador para antecipar e avaliar, de forma dinâmica, o funcionamento de um equipamento ou sistema, aperfeiçoando o projeto e minimizando os riscos.

 

RFDC / RFID (Radiofrequency Data Communications): coleta de dados por radiofreqüência.

 

SLA (Service Level Agreement): Um Acordo sobre o Nível de Serviço geralmente inclui informações sobre a definição e performance do serviço, responsabilidade das partes, garantias, gerenciamento de problemas, medidas emergenciais, planos alternativos, relatórios de monitoramento, segurança, confidencialidade e cancelamento do contrato.

 

Smart Tag (ou E-tag): etiqueta inteligente que possui um microchip capaz de armazenar informações como data de validade, lote de fabricação, descrição do produto, etc. Os dados são transmitidos a um equipamento de leitura por meio de radiofrequência. Touch screen: tela ou monitor sensível ao toque. Wireless: é a transferência de informação sem a utilização de cabos ou fios.

 

Software: outra foram de falar plataforma ou sistema.

 

Update: atualização do sistema ou novidades.

 

Version (Versão): versionamento do sistema numerada em forma crescente conforme o sistema vai sendo corrigido, aprimorado e melhorado.

 

(fonte: SEBRAE)

Daniel Silva
Daniel Silva

CMO da OZ Technology, fundador do aplicativo VIAPP, formado em Marketing e Publicidade pela ESPM e especialista em Comunicação pela Stanford. Nativo do México e empreendedor nato, gosta de viajar e estar sempre antenado nas últimas tecnologias e tendências empresariais.