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Tudo que você precisa saber sobre Softwares de Automação Comercial

Atualizado em 21 de Abril, 2017

 

Finalmente você percebeu que era hora de automatizar o seu estabelecimento. Pode ser pelas horas perdidas organizando as contas e as informações do dia-a-dia, pelo tempo extra que você perdia por fazer os seus funcionários precisarem ir até a cozinha para fazer os pedidos, ou qualquer outro motivo (há MUITOS! Depois faremos umas lista para mostrar para vocês).

 

O importante é que você decidiu dar um passo em direção ao futuro, escolhendo a eficiência acima da tradição. Não que blocos de notas para realizar pedidos sejam ruins, é que hoje em dia há tecnologias que ganham deles em tudo.

 

Primeiro, você precisa saber que automatizar o seu estabelecimento vai precisar de mudanças na infraestrutura para poder instalar os hardwares que vão rodar o software de automação comercial. Pode parecer muito, mas isso a gente explica pouco a pouco.

 

O que o Software de Automação vai fazer com a sua operação

 

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Sim, vamos começar pelo topo. Isso porque essa é a parte que você tem contato direto, é o lado da automação que vai estar mais presente na sua vida e na melhora do seu negócio.

 

Não me leve a mal, os hardwares e a infraestrutura são essenciais para que o software funcione. Mas, enquanto o hardware e a infraestrutura são a banda, o software é o Alexandre Pires. O Só Pra Contrariar consegue continuar sem ele sem problemas, mas nunca chegará ao topo como na época dele. É tudo uma questão de encaixe.

 

Mas enfim, voltemos ao tema, softwares de automação comercial. Eles nada mais são do que o sistema que facilita todo o processo de venda, tanto na parte interna quanto externa, do seu negócio. Se o produto que você estiver vendendo for um prato de comida, o software vai ajudar você a:

  • Informar os cozinheiros o prato que deve ser feito sem precisar ir à cozinha;

 

  • Descontar do controle de estoque a quantidade dos ingredientes utilizados naquele prato;

 

  • Adicionar vendas ao controle de caixa;

 

  • Registrar dados cadastrais do seu cliente;

 

  • Visualizar todas as informações da sua operação em relatórios, planilhas e gráficos.
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A automação comercial faz para você aquelas tarefas trabalhosas, que não precisam de análise e sim de paciência. Desde registrar dados dos processos até juntar informações de cadastro e vendas, grande parte do dia que poderia ser usada para cortar custos e planejar promoções foi gasta fazendo um trabalho que um computador poderia ter feito muito mais rápido.

 

Como tudo em uma operação pode ser resumido a um processo, analisar ele fica fácil quando as informações certas são usadas. Desde os custos fixos e variáveis, até o preparo antes de abrir a casa das diferentes áreas, é possível ver ele por partes, e assim melhorar o fluxo do seu negócio. Quando você identifica os processos dentro da sua organização, fica fácil ver como eles podem ser otimizados, trazendo mais lucro e baixando o seu custo ao mesmo tempo.

 

O software de automação, mais do que qualquer coisa, vai proporcionar tempo livre aos administradores do negócio, fazendo com que eles tenham mais tempo para realizar análises e planejamentos estratégicos. Antes a função do sócio-administrador era ter certeza que não está faltando nada no caixa, que o estoque foi entregue corretamente, e que a operação está dando lucro.

 

Essas atividades do dia a dia entram no “piloto automático” com a automação comercial, e as informações que ajudam a criar uma estratégia de vendas e crescimento aparecem de forma natural. Com essa tecnologia, você vai conseguir visualizar padrões dentro do seu negócio, como:

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  • Hábitos de Consumo os produtos e serviços que os seus clientes mais consomem. Sabendo disso, fica fácil entender como alavancar as vendas dos outros (por exemplo, uma promoção de uma entradinha que ficou esquecida no estoque, junto com a cerveja mais pedida!). Você também vai poder ver os horários que representam o pico de consumo e quando a demanda acaba ficando mais escassa.

 

  • Público por Gênero – sendo objetivo, as tendências do público masculino são diferentes das do público feminino. Sem contar que dentro dessas duas categorias existem muitos outros fatores e características, que podem ser identificados com os Hábitos de Consumo dos clientes.

 

  • Representatividade Lucrativao ingrediente ou produto que está te dando mais dinheiro, e aquele que só te traz prejuízo

Depois de separar o seu negócio por áreas, você começa a ver a como cada hardware vai conseguir fazer parte do seu negócio. Computadores, leitores de código de barras, telas touchscreen, entre outros, são usados em todos os tipos de negócio para facilitar vendas, informar o cliente e organizar todas essas informações ao mesmo tempo.

 

Para saber mais sobre como preparar a infraestrutura do seu negócio para automação comercial, clique aqui!

 

Para saber mais sobre como escolher entre leitores de barras, telas de visualização, impressoras de pedidos e telas de atendimento, clique aqui!

 

Paulo Gregorin
Paulo Gregorin

Estrategista de Marketing Inbound e criador de conteúdo para OZ Technology, formado em Comunicação Social e especializado em Inovação Tecnológica pela universidade de Stanford. Geek nato incorporado em um amante da cultura, informação e artes em todas as suas formas, acredito na proliferação de boas idéias através da comunicação.

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