Tela de Produção ou Impressora de Pedidos? Descubra qual é melhor

Saiba o que é melhor para organizar a produção do seu restaurante ou bar: tela de produção ou impressora de pedidos? Leia esse artigo e entenda!
tela de produção ou impressora de pedidos

Sumário

A impressora de pedidos e a tela de produção — também conhecidas como Kitchen Display System (KDS) — são equipamentos que auxiliam na organização da preparação de alimentos e bebidas em restaurantes e bares. 

Essenciais para que os pedidos sejam preparados com mais agilidade e entregues ao cliente em menos tempo, essas soluções têm algumas diferenças entre si, que precisam ser consideradas na hora de escolher. 

Quer saber qual a melhor para o seu estabelecimento? Então continue lendo este artigo! 

Baixe grátis: Planilha de Ficha Técnica Para Restaurantes e Bares

O que é impressora de pedidos?


A impressora térmica de pedidos é um equipamento utilizado para imprimir os pedidos realizados no terminal de atendimento, o PDV. 

Toda vez que um pedido for computado no PDV, ele automaticamente será impresso na cozinha ou no bar onde será produzido. A impressora de pedidos precisa de tinta e papel para funcionar, então é essencial manter um estoque desses materiais próximo à ela.

Para ter uma linha de produção capaz de atender diversos pedidos realizados de maneira simultânea, é necessário ter um sistema de organização fácil e eficiente dos pedidos impressos:

  • Fácil para que os seus cozinheiros e barmans não precisem ficar gastando tempo botando os novos pedidos na linha de produção; 
  • Eficiente para que todos os pedidos sejam feitos no tempo certo, sem que nenhum seja esquecido.

Com um quadro e algumas tachinhas você consegue botar os pedidos por ordem de chegada e tirá-los no momento que os pratos ou drinks forem finalizados. Assim, nenhum pedido vai ser feito duas vezes ou esquecido!

O que é tela de produção (KDS)?


A tela de produção é um monitor ou tablet que exibe os pedidos que devem ser produzidos na cozinha ou bar. Assim como no caso das impressoras de produção, os pedidos computados no PDV são enviados diretamente para o KDS. 

Porém, uma das diferenças entre as duas soluções é que utilizando uma tela de produção você não precisa gastar com papel e tinta para imprimir os pedidos. 

Além disso, o sistema KDS é automatizado. Ou seja: não é preciso organizar os pedidos impressos manualmente em um quadro. A tela exibe todos os pedidos na ordem em que foram realizados, utilizando o sistema kanban para melhor visualização do andamento da produção.

Outras características do KDS são:

  • Visualização de todos os pedidos em uma única tela:  salão, delivery e take away.
  • Cronômetro que indica há quanto tempo o pedido está na produção, facilitando a priorização.  
  • Muda de cor para facilitar a gestão dos pedidos e alertar atrasos.
  • Tela de Cumim para otimizar o atendimento aos clientes.
  • Emite notificações push informando que o pedido está pronto para o garçom (por praça) ou para o cliente (quando é autoatendimento). 
  • Integração com tela de expedição, para operações que trabalham com pedidos com senha e retirada no balcão. 

As telas de produção precisam de um lugar que seja de fácil visualização para todos, mas que não fique no meio de onde os alimentos e bebidas forem preparados. 

Isso porque, quando um funcionário for verificar os novos pedidos, ele não pode ficar no caminho do outro que está terminando de preparar a refeição dos clientes do estabelecimento.

Qual escolher: Tela de Produção ou Impressora de Pedidos?


A escolha da melhor solução para o seu estabelecimento depende da complexidade da sua operação. 

Em geral, um restaurante ou bar que não tem um fluxo muito intenso de pedidos saindo consegue manter a eficiência utilizando a impressora de pedidos. Porém, alguns pontos que você deve considerar sobre esse equipamento são:

  • Gasto em papel e tinta: mesmo que seja baixo, é recorrente e aumentam os custos da operação. 
  • Organização manual: é preciso uma pessoa responsável por organizar os pedidos no quadro e não deixar nada passar batido. 
  • Pouca visibilidade dos pedidos: não é possível identificar facilmente pedidos parecidos e, em geral, é produzido apenas um pedido por vez. 
  • Falta de controle do tempo: não é possível estimar o tempo que um pedido está aguardando para ser produzido. 

A tela de produção é indicada para operações que atendem um grande volume de pedidos ou que têm mais de uma forma de atendimento (salão, delivery e takeaway). 

Algumas vantagens do KDS são:

  • Não é preciso gastar com papel e tinta, apenas o investimento inicial no próprio equipamento. 
  • Automatização: os pedidos são organizados automaticamente na ordem em que foram realizados, sem necessidade de uma pessoa responsável por isso. 
  • Maior visibilidade dos pedidos: os pedidos são agrupados por tipo, possibilitando a produção de pedidos semelhantes ao mesmo tempo e ganhando agilidade. 
  • Controle do tempo: cada pedido tem o cronômetro indicando há quanto tempo entrou na produção, permitindo priorizar a produção com mais facilidade. Possui alerta de atrasos. 

Em resumo, o sistema KDS contribui para que os restaurantes e bares organizem o fluxo de produção com muito mais facilidade, automatizando processos desde o pedido no PDV até a entrega do pedido ao cliente. 

Com uma produção mais ágil, além de garantir a satisfação do cliente – com entrega rápida, sem erros e com a temperatura adequada – é possível aumentar a produtividade e a lucratividade do negócio. 

Conheça o EPOC KDS e otimize a sua produção


E então, já escolheu qual a melhor solução para o seu restaurante ou bar? Se tem interesse na tela de produção, conheça o EPOC KDS. Oferecemos um sistema completo para agilizar a sua produção – e que pode ser integrado com as nossas outras soluções. 

Além do EPOC KDS, temos uma plataforma completa e integrada, da frente de caixa até a retaguarda. Solicite uma conversa com nossos consultores para saber mais. 

Dúvidas Frequentes

O que é impressora de pedidos?

A impressora térmica de pedidos é um equipamento utilizado para imprimir os pedidos realizados no terminal de atendimento, o PDV. Toda vez que um pedido for computado no PDV, ele automaticamente será impresso na cozinha ou no bar onde será produzido.

O que é o sistema KDS?

A tela de produção ou Kitchen Display System (KDS) é um monitor ou tablet que exibe os pedidos que devem ser produzidos na cozinha ou bar. Integrado ao PDV, ele automatiza processos e substitui as impressoras de pedidos.

Como funciona o sistema KDS?

Os pedidos computados no PDV são enviados diretamente para o KDS e a tela exibe todos os pedidos na ordem em que foram realizados, utilizando o sistema kanban para melhor visualização do andamento da produção.

Quais as vantagens do KDS para restaurantes?

Entre as vantagens do sistema KDS para restaurantes estão:
1. Não é preciso gastar com papel e tinta
2. Automatização da gestão de pedidos
3. Maior visibilidade dos pedidos
4. Controle do tempo e redução dos atrasos
5. Mais eficiência e organização na cozinha

Picture of Guilherme

Guilherme

Jornalista, redator e membro da equipe de marketing da EPOC.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico

Ferramentas, Planilhas e Guias completos totalmente gratuitos para ajudar seu restaurante a crescer