Como Preparar a Infraestrutura do seu Negócio para a Automação Comercial

Atualizado em 24 de Abril, 2017

 

Agora que você já sabe qual equipamento você vai usar na automação do seu negócio, é muito importante entender o que esse equipamento precisa para funcionar. Os computadores e acessórios são os músculos, mas os pontos de rede e energia são o sistema nervoso central e o esqueleto da operação. Sem a estrutura adequada, o sistema não rende 10% do que ele poderia render.

 

É muito fácil saber o que fazer quando se tem as informações certas, por isso a gente reuniu as melhores dicas sobre esse processo. Continue lendo e saiba como preparar o seu estabelecimento para a automação comercial!

 

Como se Preparar para a Automação Comercial do seu Negócio

 

Essa vai ser a parte em que você prepara o seu negócio para crescer, e para que ele cresça sem obstáculos, você vai precisar preparar ele direito.

 

Todos os computadores e leitores se comunicam por uma rede, usando um cabo que conecta cada um deles a um hub ou switch. As telas de pedido e visualização, impressoras de pedidos, e terminais para os caixas funcionam com o cabo de rede e o de energia, então tenha o plano de como vai ser ou é a disposição do seu estabelecimento em mãos. Fica muito mais fácil planejar a reforma sabendo onde os pontos vão ser colocados, e por onde os cabos irão passar.

 

Resumindo, você vai precisar de 1 ponto de rede (hub ou switch) e 1 ponto de energia para cada:

  • Terminal de caixa

 

  • Impressoras fiscais

 

  • Impressoras de pedidos

 

  • Telas de visualização

 

  • Telas de pedidos

 

  • Scanner de Barras

Apenas os celulares que normalmente são usados para anotar pedidos conseguem se conectar usando wifi. No caso deles, você vai precisar verificar o alcance do sinal de internet no seu estabelecimento. Existem diversos apps no mercado que te ajudam com isso, como o WifiAnalyzer.

 

Se por acaso tiver falhas em alguns lugares, procure um técnico para te ajudar com a instalação de repetidores de sinal ou roteadores. Falhas na internet causam pedidos repetidos, pedidos incompletos na tela de visualização, dificuldade em processar pagamentos, e diversas outras falhas que acabam com a reputação de qualquer negócio.

 

Isso vale também para os estabelecimentos que já tiverem rede wifi aberta aos clientes. Quanto mais pessoas estiverem conectada em uma rede, mais devagar a conexão vai ficar, levando aos mesmos problemas que a gente acabou de apontar. Instale uma rede somente para as máquinas que você vai usar na automação do seu negócio.

 

É necessário chamar um técnico para realizar todas essas reformas, mas é ainda mais importante você saber essas informações para poder planejar a reforma direito. Quando você posiciona os cabos de rede e energia geram interferência eletromagnética, e isso faz com que o sinal seja interrompido. Sem o isolamento certo o sinal acaba falhando, interrompendo o funcionamento do sistema. Apenas um técnico qualificado vai conseguir instalar as tubulações e canaletas certas para que isso não aconteça.

Para saber mais sobre como escolher entre leitores de barras, telas de visualização, impressoras de pedidos e telas de atendimento, clique aqui!

 

Para saber mais sobre o que você precisa saber do seu empreendimento para instalar um sistema de automação comercial, clique aqui!

Paulo Gregorin
Paulo Gregorin

Estrategista de Marketing Inbound e criador de conteúdo para OZ Technology, formado em Comunicação Social e especializado em Inovação Tecnológica pela universidade de Stanford. Geek nato incorporado em um amante da cultura, informação e artes em todas as suas formas, acredito na proliferação de boas idéias através da comunicação.

2 Comentários

Postar um Comentário

Comentário
Nome
E-mail
Site