5 dicas de marketing gastronômico para ter mais clientes

Saiba o que é marketing gastronômico, qual a importância para o sucesso do seu restaurante e 5 dicas para aplicar e atrair mais clientes.
marketing gastronômico

Sumário

Atrair e fidelizar clientes é um dos grandes desafios na gestão de negócios gastronômicos. Em um mercado tão competitivo, é fundamental saber como aplicar as melhores estratégias de marketing para divulgar seu estabelecimento e fortalecer a sua marca. 

Então, que tal conferir nossas dicas de marketing gastronômico? Continue lendo este artigo e descubra o que fazer para ter seu restaurante sempre lotado. Acompanhe!

O que é marketing gastronômico e qual sua importância?

O marketing gastronômico é um conjunto de estratégias cujo objetivo é promover negócios no ramo da gastronomia, como restaurantes e bares. 

Fundamental para o sucesso dos estabelecimentos, as ações de marketing incluem desde panfletos e outdoors até conteúdos e anúncios nas redes sociais. A partir disso, é possível: 

  • Aumentar a visibilidade, tornando o negócio conhecido na comunidade local e também online. 
  • Construir uma marca forte com uma identidade única e reconhecível, que gere conexão com o público.
  • Atrair novos clientes constantemente, garantindo que o estabelecimento esteja sempre cheio.
  • Fidelizar clientes para ter uma base de clientes consistente e leal, que também contribui para divulgar o restaurante.

Mesmo com todos esses benefícios, é comum negligenciar a importância do marketing gastronômico, muitas vezes por falta de orçamento, tempo e conhecimento para executar. 

No entanto, é possível ter excelentes resultados com ações simples e de baixo custo, especialmente utilizando as redes sociais. Por isso, neste artigo trouxemos dicas para você aplicar agora mesmo e atrair mais clientes para o seu restaurante ou bar. Confira a seguir!

5 dicas de marketing gastronômico para atrair mais clientes

Ao criar um plano de marketing para restaurantes, é importante não perder alguns aspectos de vista. Para ter sucesso, é preciso utilizar diferentes canais, manter uma comunicação coerente e construir um relacionamento de confiança com seu público. 

Nada disso vem de uma hora para outra, é claro. Se você puder contar com profissionais dedicados a essa função, estará no cenário ideal. Caso isso não seja possível por enquanto, não deixe de dedicar algum tempo para essas ações. 

Faça o que puder para divulgar seu negócio e interagir com seus clientes, e com certeza bons resultados virão. Veja nossas dicas a seguir e comece agora mesmo!

1 – Capriche na identidade visual 

Criar uma identidade visual é muito importante para que o seu público reconheça facilmente a sua marca. Então, escolha sua paleta de cores, crie um logo chamativo e faça fotos atraentes do seu produtos.

Se puder contar com a ajuda de um designer, ótimo! Se não, utilize ferramentas como o Canva, que oferece diversos modelos para edição simples.  

Utilize o mesmo padrão em todas as suas comunicações: cardápio, redes sociais, panfletos, WhatsApp, aplicativos de delivery, embalagens e tudo mais que envolve sua marca. 

2 – Aposte no marketing digital 

Ter presença digital é indispensável para atrair clientes para o seu restaurante. Portanto, faça perfis nas principais redes sociais, como o Instagram e o TikTok. Crie conteúdos para divulgar o seu negócio e, o mais importante: interaja com os seus seguidores. 

Além das redes sociais, há muitas outras formas de ganhar visibilidade por meio da internet: tenha seu próprio site, configure o Google Meu Negócio, invista em anúncios nas redes sociais como o Instagram, faça atendimento pelo WhatsApp e aproveite o espaço em aplicativos de delivery. 

Leia também: 11 ideias de post para Instagram de restaurantes e bares

3 – Não deixe as ações offline de lado

Apesar da relevância das estratégias online, é imprescindível dar atenção para as ações offline, cujo foco é divulgar o restaurante localmente e estreitar o relacionamento com os clientes que já frequentam o estabelecimento. 

Isso pode incluir: panfletos para distribuir em locais próximos, banners e outdoors, cardápios, embalagens, parcerias com empresas e hotéis próximos, participação ou patrocínios em eventos, brindes exclusivos. 

Outra estratégia interessante é ter um espaço instagramável para que os clientes possam tirar foram e marcar seu perfil na rede social. 

Ou então criar promoções que estimulem o compartilhamento e a divulgação. Assim, você une o online e o offline, expandindo seu alcance. 

4 – Tenha um bom relacionamento com os clientes

Você já deve ter ouvido dizer que conquistar um novo cliente é mais caro do que manter aqueles que você já tem. Por isso, ter um bom relacionamento com a sua base de clientes é muito importante para que seu negócio tenha longevidade.

Os programas de fidelidade são uma maneira tradicional e eficaz de fidelizar sua base de clientes oferecendo benefícios como descontos e refeições gratuitas. 

Outra ação que contribui para aproximar sua marca dos clientes é a interação nas redes sociais. Não pense que seu perfil serve apenas para divulgar fotos dos seus pratos e as promoções do dia. Ele também deve ser um canal de diálogo. 

Por isso, deixe mensagens de boas-vindas para os novos seguidores, responda comentários, faça enquetes, compartilhe as publicações em que seu restaurante foi marcado e os feedbacks recebidos. Tudo isso ajuda a construir uma comunidade em torno do seu negócio e estreitar os laços com seus clientes. 

5 – Invista em marketing de influência

Uma das melhores estratégias para expandir o seu alcance nas redes sociais e aumentar a sua base de clientes é fazer parcerias com influenciadores locais especializados em gastronomia ou viagens, por exemplo. 

Busque influenciadores que produzam conteúdos aderentes à proposta do seu restaurante e que tenham um público com o perfil semelhante ao que você deseja atrair. 

Eles devem publicar conteúdos atrativos, que mostrem como é a experiência no seu estabelecimento. Também podem oferecer cupons de desconto e promoções especiais para os seguidores que visitarem seu restaurante. 

Esse tipo de campanha costuma dar ótimos resultados, pois o público já confia nas recomendações dos influenciadores e desejam experimentar tudo o que eles compartilham.

Atraia mais clientes e ofereça a melhor experiência

Aplicando as dicas de marketing gastronômico que listamos acima, você conseguirá atrair e fidelizar mais clientes, mantendo seu restaurante sempre cheio. 


A partir disso, basta oferecer um serviço de excelência e ter uma operação eficiente para garantir o sucesso do seu negócio. A EPOC pode te ajudar nesse desafio. Fale agora mesmo com nossos consultores e conheça nossa plataforma!

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Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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